Colonialismo em ação - fiscalismo, economia e sociedade na Capitania da Paraíba (1647-1755) / Colonialism in action: fiscalism, economics and society in the Captaincy of Paraíba (1647 - 1755)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O trabalho versa sobre o processo de montagem e falência de um órgão administrativo, a Provedoria da Fazenda Real da Capitania da Paraíba (1647 - 1755). Através da análise sistêmica, política-administrativa, do órgão fazendário paraibano, pode-se entender a relação contraditória entre o funcionamento, na esfera fiscal, da estrutura patrimonialista montada desde a expulsão dos holandeses da Paraíba, e as investidas centralizadoras do fiscalismo régio. Tais investidas foram sentidas: a) na busca da diminuição de privilégios dos administradores da Fazenda paraibana; b) na constante centralização dos vários pontos de receita existentes na capitania para o seio da Provedoria da Fazenda; e c) na radical intervenção do Marquês de Pombal, quando do decreto da anexação e subordinação da Capitania da Paraíba à de Pernambuco. Destaca-se ainda, a trajetória da falência econômica da Capitania da Paraíba, cuja asfixia repercutiu na crise fiscal e na subordinação

ASSUNTO(S)

capitania subordinada. patrimonialismo fiscalismo régio patrimonial structure royal fisc captaincy of paraíba department of the royal treasury provedoria da fazenda capitania da paraíba subordinate captaincy.

Documentos Relacionados