Colégio Comercial Oficial de Ituiutaba: reflexões sobre a história da educação profissional pública no pontal do Triângulo Mineiro (1965-1979)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/04/2012

RESUMO

Este trabalho tem como objeto de investigação a história do Colégio Comercial Oficial de Ituiutaba, atual Escola Estadual professora Maria de Barros, delimitado pelo ano de criação do colégio, 1965, até o ano 1979, quando o Comercial absorveu os alunos do Educandário Espírita Ituiutabano e possibilitou a extinção daquele estabelecimento de ensino sem prejuízos à comunidade. Paralelo ao estudo historiográfico sobre o Colégio Comercial, nosso objetivo, fazemos reflexões sobre as origens da história da Educação Profissional no Pontal do Triângulo Mineiro, não antes de descrever, em notas, as origens da educação profissional no Brasil e no Estado de Minas Gerais. Em nossas pesquisas partimos do contexto macro para o local discutindo o cenário político, econômico e social do país e do município de Ituiutaba, a partir do golpe civil-militar que destituiu o presidente do país. Nossa intenção é de contribuir com as pesquisas sobre a história da educação brasileira, em especial as da educação profissional e das instituições escolares que oferecem esse tipo de ensino, objeto de poucas pesquisas na área. Para tanto, buscamos nos procedimentos metodológicos fontes bibliográficas, documentais, iconográficas e depoimentos de personagens do ambiente escolar pesquisado, que puderam, no desenvolvimento do trabalho, colaborar para que pudéssemos identificar a importância do colégio Comercial para a cidade de Ituiutaba. No município não havia a oferta de ensino profissional público e gratuito e muito menos do ensino superior. Os jovens da elite urbana e rural eram enviados para cursar o ensino superior nos grandes centros, já aos demais, a grande maioria da sociedade, restava o ensino local, em escolas privadas, realidade que mudou a partir de meados da década de 1950, quando foram criadas várias escolas estaduais no município. Nesse cenário o Colégio Comercial teve relevante papel social, pois tinha em suas classes alunos de origem humilde, pobres, com a esperança de encontrar no ensino técnico o caminho para a garantia da realização profissional e ascensão social, muitas vezes não concretizada.

ASSUNTO(S)

educação profissional ditadura militar história da educação ituiutaba-mg educacao educação - ituiutaba (mg) 1965-1979 colégio comercial oficial de ituiutaba - história ensino profissional educação e estado professional education military dictatorship history of education

Documentos Relacionados