Circular cidade: poesia e groove na expressão musical de quatro grupos da região do mangue nordestino
AUTOR(ES)
Agerkop, Yukio
FONTE
Per Musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010-12
RESUMO
Apresentação do fenômeno musical de três grupos de Aracajú -Sulanca, Naurêa, Maria Scombona - e um de Recife -Chico Science e Nação Zumbi, que realizam uma hibridização musical de elementos locais e regionais com elementos transnacionais. Os músicos e os apreciadores da música destes grupos desenvolvem um senso próprio de local, enfatizando as particularidades da sua região como as tradições musicais, a arte verbal, a linguagem do Português regional e o aspecto lúdico na atuação. Desenvolve-se um olhar específico sobre uma região culturalmente similar, a região do mangue de Aracaju e Recife, a partir da música e da poesia da geração contemporânea, inspirados na vida urbana, nas expressões culturais da região e nas correntes musicais não-brasileiras ou transnacionais.
ASSUNTO(S)
performance discurso musical arte verbal poética música popular brasileira música do mangue
Documentos Relacionados
- Discurso e atuação de quatro grupos musicais da região do mangue.
- As cidades, a cidade: política, arquitetura e cultura na cidade do Rio de Janeiro
- CRIANÇAS CEGAS E SEUS ENCONTROS COM A CIDADE: PAISAGEM SONORA E EDUCAÇÃO MUSICAL EM FOCO
- Nas redondezas da cidade: um estudo do Programa de Assistência Social a Família - PROASP na região leste de São Paulo
- Vozes da Cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulista