Cinema e representações do Brasil nos anos 1980 : o artista e a voz popular a partir de uma leitura de O homem que virou suco
AUTOR(ES)
Regina Flora Egger Pazzanese
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Em 1980 João Batista de Andrade lança o longa metragem O Homem Que Virou Suco. O filme narra histórias de vida do trabalhador brasileiro, em um contexto de metrópole subdesenvolvida, na São Paulo dos anos 1980, sob o momento de transição política, do regime civil militar para o governo democrático. A pesquisa pretendeu analisar como se organiza a representação de uma elite artística e intelectual paulistana e suas transformações, a partir de uma leitura da obra de João Batista. Como, por meio da linguagem cinematográfica, o autor representa a metrópole paulistana no início dos anos 1980, suas indústrias, fábricas, o avanço dos transportes urbanos, o povoamento em massa e a verticalização crescente da cidade, como também, o reflexo das fortes ondas migratórias intra-regionais que encontram seu ápice no final daquela década. A intenção da pesquisa foi, também, a de apresentar O Homem como uma obra construída a partir de referências de um nacional-popular, que vinha sendo refletido e incorporado a práticas de movimentos políticos, intelectuais e artísticos no país, desde o início do século XX.
ASSUNTO(S)
história social - cinema cinema - crítica e intepretação social history movies movies criticism and interpretation
ACESSO AO ARTIGO
http://189.90.64.145/document/?code=vtls000155226Documentos Relacionados
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