Characterization of the nutricional, microbiological, fisica quality and of useful life lettuce after-harvest (lactuca sativa l.) in natura, cultivated for natural, hidroponia agriculture and conventional method, higienizadas and conditioned in natural atmosphere. / Caracterização da qualidade nutricional, microbiológica, fisica e de vida útil pós-colheita de alface (lactuca sativa l.) in natura ,cultivadas por agricultura natural, hidroponia e método convencional, higienizadas e acondicionadas em atmosfera natural.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Dentre as hortaliças de grande consumo no Brasil, encontra-se a alface, Lactuca sativa L., tendo a forma de comercialização predominante in natura. Caracterizam-se pela alta perecibilidade e, conseqüentemente, apresentam vida útil muito curta que, aliada ao manuseio inadequado durante a colheita, transporte e comercialização, geram perdas sensíveis desses produtos, diminuindo a quantidade e a qualidade do produto que chega ao consumidor. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a qualidade nutricional, física, microbiológica, e vida útil de pós-colheita da alface (Lactuca sativa L.) cultivada por agricultura natural (EM4), hidroponia e convencional segundo tipo de variedade, (cv. Verônica e Regina), oferecendo ao consumidor, um produto in natura, integral, higienizado e acondicionado em atmosfera natural, aumentando o tempo de vida útil e mantendo qualidade. Cada planta inteira foi acondicionada, manualmente, em embalagem de Polipropileno, e armazenada em geladeira doméstica (comum), e mantida em temperatura variando de 5 a 7C. A avaliação foi feita durante 21 dias. Os resultados mostraram que a temperatura, o tempo de armazenamento e a interação entre ambos não afetaram a forma e a aparência natural das alfaces estocadas. Também a embalagem utilizada evitou a perda de umidade via evaporação, o que manteve o frescor e a qualidade das mesmas. A variedade Verônica sanitizada apresentou melhores características em relação ao acondicionamento. As amostras de alface independente do sistema de cultivo apresentaram boa aparência e conformação sem defeitos. Na avaliação nutricional a variedade Regina se destacou em relação a variedade Verônica. Os resultados obtidos na avaliação microbiológica, revelaram a presença coliformes totais em todas as amostras analisadas, logo após a colheita, decrescendo após sanitização; o que reforça a necessidade de medidas que garantam uma qualidade sanitária adequada. Não foram detectadas espécies do gênero Salmonella. Pode-se então inferir a importância dos métodos e matérias utilizados neste estudo, dado ao alto consumo sob a forma crua principalmente em nosso país.

ASSUNTO(S)

useful life. vida útil. hygienic cleaning and preservation ciencia e tecnologia de alimentos alface higienização e acondicionamento lettuce

Documentos Relacionados