Cesar Camargo Mariano, Cristovão Bastos e Gilson Peranzzetta : uma analise musical das tecnicas de acompanhamento pianistico na musica popular brasileira no final do seculo XX
AUTOR(ES)
Jether Benevides Garotti Junior
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
A presente dissertação tem por propósito investigar os elementos constituintes da elaboração do acompanhamento pianístico na música popular brasileira na segunda metade do século XX, através de análises de entrevistas e de peças de piano e voz, transcritas de gravações feitas pela cantora Leny Andrade com os pianistas César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e com Gilson Peranzzeta. Partindo do próprio conceito de acompanhamento, de sua definição e exemplificação no cenário musical, esta pesquisa procura mostrar também seus desdobramentos no mercado de trabalho ? como a definição e atuação do termo ideman nos dias de hoje. Aspectos comportamentais são também analisados aqui e colocados frente à prática do acompanhamento pianístico e de seus praticantes, na medida em que todos acionam processos simultâneos de influência e respeito mútuos. Dessa forma, as conclusões desta pesquisa servirão para descrever de maneira mais detalhada e minuciosa todo o processo que envolve essa atividade musical, tão interiorizada1 para muitos que a praticam e, ao mesmo tempo, tão superficialmente compreendida por outros que tentam praticá-la
ASSUNTO(S)
piano accompaniment music musical piano musica - brasil acompanhamento musical
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000412869Documentos Relacionados
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