Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Federal da Bahia (CEFE/UFBA): centro de referência popular para formação de professores e da cultura corporal da Bahia: realidade e possibilidades de um espaço público.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O estudo trata de espaços pedagógicos, partindo da consideração do Centro de Educação Física e Esporte da UFBA para questionar as relações entre projeto histórico, projeto de formação humana e o trabalho pedagógico em espaços educativos. O questionamento teórico que se coloca, face à situação do Curso de Formação de Professores de Educação Física da UFBA, diz respeito às possibilidades de organização do espaço objetivando, através do trabalho pedagógico, superar contradições e construir uma internalização de novos valores e conseqüentemente, uma outra construção de subjetividade humana. A hipótese é de que os espaços pedagógicos na sociedade estão diminuindo, não cumprem sua finalidade educativa, na perspectiva de uma formação humana omnilateral e, na área da cultura corporal, quando existem, sua infra-estrutura é unilateral e relacionada com práticas esportivas competitivas, individualistas. Isso está determinado, em geral, pelos interesses de lucro que levam à privatização dos espaços públicos, pelo projeto político pedagógico institucional e pela correlação de forças estabelecidas que defendem projetos antagônicos expressos no trabalho pedagógico. Contraditoriamente, existem possibilidades concretas, na luta dos contrários, de superação das condições objetivas que atualmente predominam no CEFE/UFBA. Para tanto, fazem-se necessários estudos aprofundados, o projeto político pedagógico da instituição, o intercâmbio acadêmico, a determinação política e o trabalho pedagógico coletivo, intenso, integrados com a comunidade e as escolas públicas do sistema de ensino e voltados para a construção da cultura corporal, na perspectiva de um projeto histórico para além do capital. O percurso teórico metodológico implicou uma definição de conceitos e categorias como realidade, contradições e possibilidades, e sobre formação humana, práticas pedagógicas e cultura corporal. Levantaram-se dados em fontes documentais primárias, secundárias e fontes vivas que permitiram reconhecer práticas, finalidades e infra-estrutura do CEFE/UFBA, em seus trinta anos de existência, e delinear possibilidades superadoras através da construção do Centro de Referencia Popular da Formação de Professores e da Cultura Corporal.

ASSUNTO(S)

educação física educacao complexo esportivo environments pedagogical practices physical education public práticas pedagógicas teacher formation sports complex espaços públicos formação de professores

Documentos Relacionados