Céline no salão dos independentes
AUTOR(ES)
Motta, Leda Tenório da
FONTE
Alea : Estudos Neolatinos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008-12
RESUMO
Tomando Céline como o mais importante romancista francês do século XX ao lado de Proust, o ensaio enfoca a questão de sua fortuna crítica. Trata-se de um percurso em que entram diferentes atores em permanente tensão. De um lado, Sartre e uma linha filo-sartriana que se faz representar pela corrente crítica da "catástrofe e representação", cujo lema é o dever-lembrar o holocausto, o que, por si só, expulsa Céline para fora dos muros da cidade dos justos. De outro, as novas críticas que, na contramão da escola da revista Les Temps Modernes, atuando desde uma outra publicação célébre, a Tel Quel, reabilitam corajosamente o autor dos Panfletos. São reflexões que convocam, necessariamente, Platão e o Livro III de A República.
ASSUNTO(S)
céline nouvelle critique nouvelle vague platão
Documentos Relacionados
- Formatura no Salão de Atos
- O Salão dos passos perdidos: depoimento ao CPDOC
- CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: A PERSPECTIVA DOS INDEPENDENTES NO DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS? EVIDÊNCIAS NO BRASIL
- O bambear semiótico no samba: da canção ao salão
- Índios no salão: representação étnica na escultura do século XIX