Cardiovascular effects of chronic vitamin C treatment in the renovascular hypertension in Wistar rats. / Efeitos cardiovasculares ao tratamento crônico com vitamina C na hipertensão renovascular em ratos Wistar.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A hiperatividade vasomotora simpática e a disfunção do reflexo barorreceptor (RB) estão envolvidas no desenvolvimento e manutenção da hipertensão arterial (HA) renovascular de Goldblatt 2 rins, 1 clipe (2R-1C). Este modelo experimental de HA é considerado dependente da ativação do sistema renina-angiotensina, sendo que a interação da angiotensina (Ang) II com seu receptor do subtipo 1 (AT1) ativa enzimas NAD(P)H oxidases, as quais aumentam a produção de ânions superóxidos. Nossa hipótese é que o estresse oxidativo pode contribuir para as disfunções cardiovasculares no modelo 2R-1C. O objetivo da presente Tese foi avaliar a pressão arterial média (PAM), o RB e a atividade nervosa simpática renal (ANSr) em ratos Wistar após o tratamento crônico com vitamina C (Vit C - 150 mg/kg/dia), um antioxidante. Comparativamente, os mesmos parâmetros foram avaliados sob o efeito do tratamento com losartan (Los - 30 mg/kg/dia), um bloqueador de AT1. Além disso, a expressão gênica (RNA mensageiro) de AT1, subunidades da NAD(P)H oxidase (p47phox e gp91phox) e as principais enzimas antioxidantes: superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx) foram avaliadas no córtex renal como marcadores de estresse oxidativo renais. O tratamento com Vit C reduziu a PAM e ANSr basais apenas no grupo hipertenso, aumentou o ganho do RB cardíaco para a resposta bradicárdica (componente vagal) e melhorou a sensibilidade do RB renal nos grupos controle e 2R-1C, porém com maior intensidade no grupo hipertenso. Adicionalmente, a Vit C reduziu a expressão gênica de AT1 apenas no rim clipado e aumentou significativamente a expressão de GPx em ambos os rins do grupo hipertenso. O tratamento com Los normalizou a PAM e ANSr e aumentou o ganho do RB cardíaco para a resposta bradicárdica apenas no grupo hipertenso e melhorou a sensibilidade do RB renal com maior intensidade no grupo 2R-1C. Portanto, a presente Tese mostrou que o tratamento crônico com Vit C melhorou os níveis tensionais e o controle do RB no coração e sobre a ANSr associados à redução na expressão gênica de AT1 e aumento da GPx no rim isquêmico. Em conjunto, esses dados apontam para um papel importante do estresse oxidativo e ANSr na manutenção da HA dependente de Ang II.

ASSUNTO(S)

5. losartan. 4. vitamina c farmacologia 2. atividade simpática renal 3. controle reflexo barorreceptor 1. hipertensão renovascular renovascular hypertension, renal sympathetic nerve activity, baroreceptor reflex, vitamin c, losartan.

Documentos Relacionados