Carbon dioxide, sensible heat and latent heat fluxes in the cowpea crop (Vigna Unguiculata L.) / Fluxos de CO2, calor sensível e calor latente na cultura de caupi (Vigna unguiculata L.)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Medições dos fluxos de CO2, calor latente e calor sensível foram feitos durante o ciclo fenológico da cultura de caupi, na cidade de Tracuateua, no estado do Pará, durante os meses de agosto e setembro de 2002. Os objetivos do presente trabalho foram: 1 - Quantificar as magnitudes dos fluxos de CO2, de calor latente e de calor sensível durante o ciclo de desenvolvimento da cultura de caupi; 2 - Analisar o Balanço de Energia e a partição do saldo de radiação em suas componentes de fluxo de calor latente e de calor sensível; 3 - Estimar a eficiência do uso da água para a cultura de caupi. Os fluxos de CO2 e de energia foram medidos usando o método da covariância dos vórtices turbulentos. Essas informações foram complementadas com medições do saldo de radiação, radiação solar global, precipitação, temperatura do ar, umidade relativa, velocidade e direção do vento, obtidas em uma estação meteorológica automática. Os valores médios horários dos fluxos de CO2, de calor sensível e de calor latente no período estudado foram de -2,34 mol.m-2.s-1, 206 W.m-2 e 76 W.m-2, respectivamente. Os valores médios diários dos fluxos de calor sensível e de calor latente no período estudado foram de 7,7 MJ.m-2d-1 e 2,7 MJ.m-2d-1, respectivamente. A partição do saldo de radiação em fluxo de calor sensível apresentou um valor médio de 0,58, enquanto a partição do saldo de radiação em fluxo de calor latente apresentou um valor médio de 0,21, para todo o período experimental. A partição dos componentes do balanço de energia expressa pela razão de Bowen, variou entre 1,52 a 4,88, com uma média diária de 2,82. Os valores médios das taxas de respiração durante todo o ciclo da cultura de caupi foram de 1,9 mol.m-2.s-1. A Eficiência do Uso da Água definida pela razão entre os fluxos simultâneos de CO2 e o fluxo de calor latente, apresentou um valor médio de 1,35 molCO2.mmolH2O-1 durante todo o período experimental. Os fluxos de calor sensível foram superiores aos fluxos de calor latente durante o ciclo da cultura. As condições de deficiência hídrica predominantes durante o ciclo da cultura resultaram em baixos valores nos fluxos de CO2 e de calor latente, afetando consequentemente a eficiência do uso da água da cultura.

ASSUNTO(S)

carbon cycle caupi micrometeorologia bioenérgetica micrometeorologia micrometeorology bioenergetics cowpea ciclo de carbono

Documentos Relacionados