Caracterização da reatividade de usuários em sistemas distribuídos

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nas últimas décadas testemunhamos um crescimento contínuo do uso da tecnologia da informação em todas as áreas do conhecimento humano. Em paralelo, também se observa um aumento do grau de interatividade provida pelos sistemas computacionais como conseqüência tanto de uma melhor conectividade quanto melhores interfaces, incluindo recursos multimídia, como vídeo, áudio, ou realidade virtual. Assim, pode-se dizer que sistemas computacionais interativos, isto é, sistemas com os quais usuários interagem continuamente, requisitando e provendo informações, têm se tornado populares em nossa sociedade. Desde transações bancárias até telefones celulares, estamos quase sempre interagindo com sistemas e até mesmo com outros usuários através desses sistemas. Deve-se notar que os sistemas atuais possibilitam não somente as interações homem-computador, mas também uma variada gama de interações usuário-usuário, que são mais ricas e complexas. Uma parte significativa das interações intermediadas por sistemas é síncrona, ou seja, o usuário submete informação ou uma requisição ao sistema e espera ela resposta, posteriormente solicita outra parte de informação e esse processo interativo continua. A Web, em particular o protocolo HTTP, é um exemplo de interação síncrona. De fato, padrões de interação similares existem desde o primeiro sistema computacional nos anos sessenta. Essas interações costumam ser complexas e intrigantes. É bastante difícil determinar exatamente os fatores que levam o usuário a comportar-se conforme observado. Primeiramente porque as informações que temos sobre os usuários são esparsas e variáveis, em termos de condições instantâneas que abarcam o comportamento observado e do seu histórico de ações. É notável observar que as interações não são isoladas, mas que as interações sucessivas constituem um ciclo de realimentação, onde o comportamento do usuário afeta o sistema e vice-versa. Existem fortes evidências de que boa parte do comportamento de um usuário seja reativo, ou seja, o usuário reage a condições instantâneas em tempo real. A hipótese principal desta dissertação é que o mundo real é reativo. Esse conceito significa que o comportamento do usuário varia de acordo com alguns fatores relacionados ao servidor e a aplicação que está sendo provida. A principal hipótese deste trabalho de tese é que sistemas computacionais interativos possuem um forte componente reativo. A tese desta dissertação é definir, caracterizar e modelar a reatividade em sistemas interativos, em particular em sistemas Internet. Entender a reatividade do usuário tem aplicabilidade em muitos cenários, desde avaliação de sistemas até melhorias dos mesmos, como através de personalização. O maior desafio deste trabalho é identificar qual o limite da caracterização da reatividade. A principal motivação deste trabalho é entender como os usuários interagem com o sistema, possibilitando prover serviços com melhor desempenho e entender melhor as aplicações que envolvem negociação. As contribuições deste trabalho são a formalização do conceito de reatividade, a especificação de um modelo de reatividade multi-nível, a elaboração de metodologias de caracterização para modelar a reatividade do usuário e a validação do modelo e metodologia através de sua aplicação a cenários relevantes, como serviços Internet e e-business. Essas contribuições estão publicadas em alguns artigos internacionais. Vislumbramos como benefícios deste trabalho melhorias na caracterização de cargas de trabalho, novas técnicas de geração de carga de trabalho que considerem a reatividade, novas técnicas de controle de qualidade de serviço (QoS) e melhorias na modelagem e caracterização de serviços de e-business.

ASSUNTO(S)

comportamento humano teses. comportamento do consumidor teses. computação teses. processamento distribuído teses processamento eletronico de dados teses.

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