Candeal Pequeno, Salvador-BA: estratégias cognitivas de apropriação e avaliação pós-ocupação dos conjuntos habitacionais populares implantados pelo Programa Viver Melhor.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/11/2005

RESUMO

A presente dissertação discorre sobre o conhecimento do ambiente construído pósocupado da localidade Candeal Pequeno, no âmbito dos conjuntos habitacionais implantados pelo Programa Viver Melhor. Objetiva identificar a satisfação dos moradores em relação ao desempenho funcional das unidades habitacionais e dos serviços urbanos, como estão promovendo alterações no ambiente construído, como o apreendem e qual o sentimento deles quanto ao lugar de moradia. Para entendimento deste objeto, a fundamentação teórica e metodológica situa-se na área de conhecimento das Relações Ambiente-Comportamento (RAC), no âmbito da Avaliação Pós-Ocupação (APO) (Wolfang Preiser, Sheila Ornstein, Marcelo Romero, Antônio Reis) e da percepção e cognição ambiental (Kevin Lynch, Amos Rapoport, Yi Fu Tuan), que possibilitaram a análise quantitativa e qualitativa do objeto de estudo. No desenvolvimento do trabalho, identificam-se os problemas existentes, questiona-se a atuação do Programa Viver Melhor em relação ao cumprimento de seus objetivos, como também do Projeto Tá Rebocado, que apesar de ter promovido reuniões semanais com os moradores para definições projetuais, adotou algumas soluções desconectadas da expectativa destes. Acredita-se que o trabalho aqui apresentado, fundamentado no aprendizado com a experiência vivida, possa contribuir para a realimentação do processo projetual, para que sejam evitados os erros, gerando reflexão crítica sobre a área de habitação de interesse social.

ASSUNTO(S)

avaliação pós-ocupação percepção ambiental cognição habitação environment-behaviour relations post-occuppational evaluation environmental perception cognition habitation arquitetura e urbanismo relação ambiente-comportamento

Documentos Relacionados