Bodes, hereges, irmÃos: Igrejas presbiterianas e batistas no Cearà do primeiro Novecentos. / Bodes, hereges, irmÃos: Igrejas presbiterianas e batistas no Cearà do primeiro Novecentos.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/03/2012

RESUMO

O objeto desta tese sÃo as aÃÃes polÃticas-religiosas de batistas e presbiterianos no Brasil do inÃcio do sÃculo XX ao final do ConcÃlio Vaticano II. Com base em uma abordagem que discute os conceitos de aÃÃo e representaÃÃes sociais, entre outros, a partir da anÃlise de jornais e documentos, entrevistas com os lÃderes religiosos de ambas as denominaÃÃes, a tese tem como principal objeto as pregaÃÃes ao ar livre, mega-cultos, controvÃrsias religiosas, escolas batistas e presbiterianas, a participaÃÃo eleitoral e atuaÃÃo parlamentar de deputados eleitos e/ou prÃximo a essas igrejas. Essas atividades que integram as estratÃgias empregadas por estas igrejas protestantes tÃm por objetivo aumentar sua visibilidade e conquistar mais espaÃo social no CearÃ. A anÃlise mostra os enfrentamentos religiosos, as lutas concorrenciais com o catolicismo - a religiÃo hegemÃnica cultural e demograficamente - e do impacto do crescimento pentecostal e do ecumenismo nas bases do protestantismo.

ASSUNTO(S)

resistÃncia ao protestantismo protestantes versus catÃlicos sociologia catÃlicos e protestantes no cearà rivalidades religiosas protestantisme versus catholicisme rÃsistence protestantique protestantants et catholiques au cearà rivalitÃs religieuses cristianismo e polÃtica - igrejas protestantes - cearà cristÃos - cearà - atividades polÃticas igrejas protestantes - relaÃÃes - igreja catÃlica igreja catÃlica - relaÃÃes - igrejas protestantes

Documentos Relacionados