Biomarcadores comportamentais, histopatológicos e proteômicos da toxicidade aguda da formulação comercial do herbicida glifosato em poecilia reticulata / Behavioral biomarkers, histopathological, and proteomic acute toxicity of the commercial formulation of glyphosate in Poecilia reticulata

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/02/2012

RESUMO

O mecanismo de toxicidade aguda da formulação comercial de glifosato, Roundup Transorb (RDT), foi investigado para as brânquias do guaru (Poecilia reticulata) por meio de tecnologias proteômicas associadas às análises dos índices histopatológicos (HIs), seguido da quantificação das lesões histopatológicas branquiais. Além disso, o presente trabalho também descreve um protocolo para análise do comportamento de peixes utilizando mensurações dos Índices de Comportamento Morfofuncional (Icmf) e Total (Ict). Os resultados indicam que a toxicidade aguda do RDT pode alterar o comportamento de P. reticulata como reflexo das mudanças de expressão das proteínas associadas às lesões cito-histopatológicas branquiais. A CL50,96h do RDT para as fêmeas do guaru foi de 7,54 0,93 μL.L-1, a qual indica que esta espécie é moderadamente sensível a esse herbicida. A exposição aguda à concentração subletal de 3,8 μL.L-1 de RDT induziu lesões histopatológicas branquiais de modo tempo dependente em diferentes tipos celulares epiteliais e muscular. Os HIs foram relacionados com o aumento da severidade e da frequência das lesões histopatológicas e apontam que o RDT pode causar distúrbios regressivos, circulatórios e progressivos nas brânquias do guaru. A eletroforese bidimensional associada à espectrometria de massa e bioinformática permitiu verificar 48 spots de proteínas/isoformas reguladas pelo RDT, as quais estão envolvidas em distintos processos celulares, tais como metabolismo energético, regulação e manutenção do citoesqueleto, metabolismo de ácidos nucléicos e proteínas de resposta ao estresse. O estudo dos biomarcadores (BMs) comportamentais indica que o Icmf e o Ict foram viáveis na análise das alterações comportamentais de P. reticulata induzidas pelo RDT. Ademais, as modificações proteômicas e histológicas nas brânquias de P. reticulata induzidas pelo RDT podem ser BMs histopatológicos e proteômicos no biomonitoramento da poluição aquática por herbicidas baseados em glifosato.

ASSUNTO(S)

proteômica histopatologia biomarcadores glifosato roundup brânquias poecilia reticulata biologia molecular proteomics histopathology biomarkers glyphosate roundup gills poecilia reticulata.

Documentos Relacionados