BIOATIVIDADE DE INSETICIDAS BOTÂNICOS SOBRE Microtheca ochroloma Stal (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) / BIOACTIVITY OF BOTANICAL INSECTICIDES ON Microtheca ochroloma STAL (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A couve-chinesa é uma hortaliça bastante cultivada por produtores orgânicos da região de Santa Maria, RS. Porém, devido a danos intensos causados pelo crisomelídeo Microtheca ochroloma Stal, muitos estão abandonando a cultura. A utilização de inseticidas botânicos é uma alternativa para o controle desses insetos-praga. O presente trabalho teve, portanto, o objetivo de avaliar a ação de produtos comerciais e de extratos aquosos à base de plantas inseticidas sobre as fases de desenvolvimento, o consumo alimentar e aspectos da biologia de M. ochroloma. Em experimentos realizados em laboratório, à temperatura de 25 2C, umidade relativa de 60 10% e fotofase de 14 horas, foram avaliados os efeitos dos extratos aquosos, a 10% p/v, de Nicotiana tabacum L. (sob a forma de pó-de-fumo), de folhas de Melia azedarach L., Eucalyptus citriodora Hook, Cedrella fissilis L., Trichilia claussenii C. DC., Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O. Berg, Eugenia uniflora L., Cinnamomum camphora (L.) J.Presl, Syzygium cuminii L. Cymbopogon nardus (L.) Rendle, de folhas e de ramos de Ateleia glazioveana Baill, Senecio brasiliensis Less e Ruta graveolens L., de semente de Azadirachta indica A. Juss, além dos produtos comerciais Organic Neem, a 1 e 5% v/v, e NeemAzal T/S, a 0,5 e 1% v/v, ambos à base A. indica (nim). Foi testada a ação dos tratamentos sobre ovos; sob ação de contato e de ingestão em larvas com idade de três dias, nas quais foram avaliados a viabilidade larval e pupal, a duração da fase larval e os adultos defeituosos; e, também sob ação de contato e de ingestão, em adultos com idade desconhecida. Ainda, discos de folhas de couve-chinesa foram tratados com os diferentes tratamentos e com água destilada (testemunha) e oferecidos para larvas e adultos em testes com e sem chance de escolha. Os produtos comerciais NeemAzal T/S e Organic Neem e os extratos de M. azedarach, de pó-de-fumo, de S. brasiliensis e de B. salicifolius, por causarem mortalidade a diferentes fases de desenvolvimento de M. ochroloma e diminuição do consumo de folhas tratadas, e, ainda, o extrato de E. uniflora, pela ação na biologia desses insetos, devem ser avaliados, em condições de campo, como sendo alternativas potenciais a serem utilizadas visando o controle de M. ochroloma.

ASSUNTO(S)

couve-chinesa nicotiana tabacum plantas inseticidas insecticidal plants azadirachta indica nicotiana tabacum agronomia chinese cabbage melia azedarach melia azedarach azadirachta indica

Documentos Relacionados