Benjamin's conception of language and Adorno's aesthetic theory
AUTOR(ES)
Duarte, Rodrigo
FONTE
Kriterion: Revista de Filosofia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005-12
RESUMO
De acordo com a teoria da linguagem do jovem Benjamin, a tarefa primordial da linguagem não é a comunicação de Conteúdos, mas expressar a si própria como uma "essência espiritual", da qual também o gênero humano toma parte. Essa concepção, de acordo com a qual a linguagem seria um médium para a significação de algo fora dela leva necessariamente a uma diminuição de sua potência originária e é, portanto, chamada por Benjamin burguesa (bürgerlich). Os nomes da linguagem humana são resquícios de um estado arcaico, no qual as coisas ainda não eram mudas e tinham sua própria linguagem. Benjamin sugere também que todas as artes rememoram a linguagem originária das coisas, na medida em que fazem os objetos "falarem" em forma de sons, cores, formas etc. Essa relação entre arte como resquício da "linguagem das coisas" e a possível reconciliação do gênero humano consigo próprio e com a natureza foram desenvolvidas por Theodor Adorno em vários de seus escritos, especialmente na Teoria Estética, onde a obra de arte é concebida, em última análise, como permeada de "linguagem" no seu significado mais amplo, não no sentido "burguês".
ASSUNTO(S)
teoria crítica da sociedade escola de frankfurt linguagem das coisas
Documentos Relacionados
- BOOK REVIEWS: Benjamin's Son: Benjamin Archer Kent MD. (1808-1864).
- CINEMA AND THE ARTS: Reassessing Theodor Adorno’s Late Work
- A corrente subterrânea da Escola Frankfurt: teoria social e teoria estética em Theodor Adorno
- EstÃticas da memÃria: linguagem, origem e imagem na crÃtica do conhecimento em Walter Benjamin.
- Benjamin Marten and his "New Theory of Consumptions".