Bailarino-ator-autor : a experiência do corpo biográfico no fazer de companhias gaúchas / Dancer-author-actor: the experience of the biographical body
AUTOR(ES)
Dall'Olmo, Alecsandro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O estudo busca contribuir para a reflexão sobre a experiência do bailarinoator sobre a cena contemporânea, onde se exige a presença de um corpo concreto, mas igualmente um corpo pensamento; um corpo capaz de captar seu espaço exterior e ao mesmo tempo um corpo transparente, revelador de seu avesso. Na intersecção dança e teatro, o estudo reconhece o papel preponderante de Vaslav Nijinsky, Pina Bausch, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski no surgimento deste novo sujeito da cena e a influência do fazer no bailarino em Porto Alegre e examina, à luz de referenciais filosóficos questões referentes ao movimento como impulsão vital, ao corpo-pensamento, a autoria e a presentificação. Nesta perspectiva, o movente imaginado por Artaud e delineado por Nijinsky encontra eco no bailarino-ator de Pina Bausch. Grotowski e a coreógrafa alemã encontramse no empenho pela libertação do corpo e na realização de procedimentos capazes de promover o mergulho profundo do artista sobre si mesmo. Assim, o bailarino aparece, em última instância, como autor de um novo corpo, obra artística que incita à recriação da organização do mundo.
ASSUNTO(S)
ator-dançarino performance thought-body performance : teatro dancer-actor dança : porto alegre (rs) corpo : teatro : dança creation process processo de criação : dança work on oneself presentification
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/17245Documentos Relacionados
- A liminaridade na profissão do ator : a experiência do LUME-UNICAMP
- Aikido and Contemporary Actor´s Body
- Corpoiesis : um ator, uma escrita
- Subjective body: the lmas effort category for contemporary actor preparation.
- A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais : um aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI (Bailarino-Pesquisador)