Avatares em Rede: Comunicação, Mobilidade e Transformação
AUTOR(ES)
Renato Teixeira Bressan
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
18/08/2011
RESUMO
Pesquisa sobre a noção de avatar, seus contextos, suportes, funções e processos correlatos, desde a emergência do termo no hinduísmo ( 500 A.C.) até sua apropriação pelas ciências da computação (a partir de 1970). Apreciação crítica dos conceitos de avatar mais usados em áreas como Cibercultura, Game Studies, New Media e Software Studies. Apresentação e análise dos tipos de avatares disponíveis na plataforma 3D Second Life (Linden Lab, 2003), suas competências e dinâmicas mais frequentemente mobilizadas. Pesquisa empírica dos processos recorrentes durante a interação entre usuários, avatares e procedimentos peculiares à plataforma Second Life. Considerações sobre a presença do avatar na tecnocultura contemporânea, em diálogo com a Transformática, teoria da comunicação proposta pela Nova Psicanálise nos anos 1980. Finalmente, o avatar entendido em termos de escala, como parte de uma rede complexa de difícil mapeamento, e com funcionamento capaz de fazer emergir processos que envolvem comunicação, mobilidade e transformação
ASSUNTO(S)
comunicacao comunicação avatar redes communication avatar networks
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufjf.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1110Documentos Relacionados
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