Avaliação sensorial e da qualidade de uvas-passas processadas a partir de três cultivares produzidas no semiárido
AUTOR(ES)
Martineli, Maristella, Mendes, Fernando Teodoro, Santos, João Rafael Prudêncio dos, Maranhão, Camila Maida de Albuquerque, Castricini, Ariane
FONTE
Braz. J. Food Technol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
26/07/2018
RESUMO
Resumo No semiárido, a viticultura vem se destacando de maneira expressiva, devido à sua capacidade de possibilitar que as plantas produzam significativamente durante todo o ano. A desidratação é uma alternativa eficiente para conservação de frutos, sendo um processo de fácil aplicação, que estende a vida de prateleira e agrega valor. Desta forma, estudar as cultivares de uvas produzidas nessa região para a produção de uvas-passas faz-se necessário, para verificar a possibilidade de se obter um produto de boa aceitação no mercado. Neste sentido, objetivou-se avaliar as características físicas, químicas e sensoriais de uvas ‘Vitória’, ‘Niágara Branca’ e ‘Benitaka’ desidratadas, produzidas no semiárido. O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia de Processamento de Produtos de Origem Vegetal (TPOV) da Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Janaúba ‒ MG. O Delineamento experimental aplicado foi o inteiramente casualizado, com três tratamentos (três cultivares de uvas: Vitória, Niágara Branca e Benitaka) e sete repetições (cada repetição foi composta por três cachos). As passas foram avaliadas quanto aos seguintes parâmetros: grau de umidade, rendimento, pH, sólidos solúveis, acidez titulável e aceitação sensorial. O produto processado a partir da ‘Niágara’ apresentou maior rendimento de processamento, enquanto ‘Vitória’ apresentou maior pH. A cultivar Benitaka se destacou por apresentar um produto com menor umidade e maiores teores de sólidos solúveis e acidez titulável. Quanto aos aspectos sensoriais, as uvas-passas provenientes das cultivares Vitória e Benitaka foram aceitas pelos consumidores em todos os atributos estudados. O produto obtido pela cultivar Niágara Branca foi rejeitado pelos consumidores.
ASSUNTO(S)
vitis vinifera l. processamento cultivares
Documentos Relacionados
- Avaliação sensorial de uvas de mesa produzidas no Vale do São Francisco e comercializadas em João Pessoa-PB.
- Perfil físico-químico e sensorial de vinhos varietais tintos elaborados a partir de uvas de cultivares recentemente introduzidas no país.
- Avaliação sensorial de uvas de mesa produzidas no Vale do São Francisco e comercializadas em João Pessoa - PB
- Qualidade de sementes de cultivares precoces de soja produzidas em tres epocas.
- Qualidade de sementes de cultivares precoces de soja produzidas em tres epocas.