Avaliação in vitro do selamento apical produzido a partir de duas técnicas de aplicação de trióxido mineral agregado (MTA), em retro-preparos de raízes apicectomizadas. / In vitro evaluation of apical sealing ability produced from two mineral trioxide aggregate (MTA) placement techniques, in resected apical roots preparations.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O propósito deste estudo foi avaliar se o selamento promovido pelo MTA quando utilizado como material retrobturador seria diferente se inserido por duas diferentes técnicas de aplicação e condensação. 45 incisivos superiores humanos foram divididos em 3 grupos de 15 espécimes cada. Após apicectomia e preparo apical com ultra-som, as cavidades foram preenchidas com MTA, aplicado e condensado manualmente (G I) ou por vibração ultra-sônica (G II e G III). O grupo G II recebeu o MTA com o ápice posicionado para cima e o grupo G III com o ápice para baixo a fim de verificar possíveis interferências gravitacionais. Após a obturação retrógrada, os espécimes foram avaliados por infiltração linear e por área, valendo-se do corante Rodamina B a 1%. A utilização da vibração ultra-sônica para aplicação do MTA no grupo G II resultou em infiltração significativamente menor do que a ocorrida do grupo G I. Houve também diferença estatística entre os grupos da técnica ultra-sônica, com ápice voltado para cima (G II) e para baixo (G III), o que demonstra haver influência gravitacional (p <0,05). Tal diferença não foi detectada entre os grupos G I e G III. Diante dos resultados, o ultra-som pode ser considerado como um método alternativo de aplicação do MTA.

ASSUNTO(S)

apicectomia mta trióxido mineral agregado endodontics mineral trioxide aggregate obturação retrógrada retrograde obturation apicoectomy mta endodontia

Documentos Relacionados