Avaliação funcional comparativa dos pacientes com fraturas condilares tratados pelo método aberto e fechado : uma revisão sistematica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O tratamento das fraturas condilares consiste numa das grandes controvérsias na área de cirurgia oral e maxilofacial, tendo várias formas de tratamento e condutas. Dentre essas formas de tratamento observa-se principalmente o método aberto e o método fechado. No método aberto é realizado acesso cirúrgico, que pode variar de acordo com a classificação da fratura, a redução anatômica e a fixação rígida necessária. O método fechado consiste basicamente no bloqueio maxilo-mandibular por tempo variado e fisioterapia funcional precoce sem que haja acesso diretamente com o local fraturado. O estudo que se segue visa realizar uma revisão sistemática sobre trabalhos que comparassem as duas técnicas levando em consideração quatro pontos básicos: a abertura máxima de boca, o desvio mandibular em abertura, a assimetria facial em repouso e as dores articulares em repouso ou em movimentos excursórios Um total de 1059 artigos foram selecionados dos quais 75 foram eleitos para análise de qualidade e 13 selecionados para extração de dados. Estes dados foram analisados e não foi possível a análise estatística já que poucos estudos prospectivos desse assunto foram feitos além dos resultados sofrerem variação nas suas unidades. Pela observação dos dados pode-se concluir não haver diferença significativa entre os tratamentos aberto e fechado levando em consideração os desfechos escolhidos, porém, ficou clara a necessidade de mais estudos prospectivos randomizados acerca desse assunto.

ASSUNTO(S)

odontologia côndilo mandibular lesões fraturas mandibulares terapia odontologia condutas na prática dos dentistas. cirurgia bucal

Documentos Relacionados