Avaliação do sistema de rastreamento e controle dos casos sugestivos de Papilomavírus Humano de mulheres da rede básica de saúde de um município de São Paulo. / Evaluation of the tracking and controlling systems of cases suggestive of Human Papillomavirus (HPV) of women assisted in the basic healthcare network of a city of the state of São Paulo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Estudo descritivo, exploratório, transversal e de campo com abordagem quantitativa, cujos objetivos foram: descrever o sistema de controle e seguimento das mulheres submetidas ao exame de Citologia Oncótica (CO) com alterações sugestivas de Papilomavirus Humano (HPV) e atendidas na rede básica de saúde de um município do estado de São Paulo; conhecer os procedimentos realizados para: captação das mulheres para realização da Citologia Oncótica, coleta do exame, entrega dos resultados, busca ativa; seguimento dos casos e verificar a prevalência do HPV nas mulheres atendidas. O estudo foi desenvolvido no período de fevereiro a maio de 2009. A amostra constituiu-se de 22 enfermeiros coordenadores técnicos das unidades de saúde e nos 38 prontuários de usuárias com resultados de exames alterados, no ano de 2007. Os resultados permitem verificar que das 22 Unidades analisadas, treze (50,9%) estão inseridas no Programa Saúde da Família (PSF) e nove (49,1%) são Unidades Básicas de Saúde (UBS). O perfil dos coordenadores das Unidades pode ser assim delineado: a maioria (95,4%) é do sexo feminino, 54,5% possuem curso de especialização, têm em média 9,27anos de formados e 2,62 anos em média de tempo de atuação na instituição. Quanto aos procedimentos para captação das mulheres para realizar a CO, apenas 4,6% dos enfermeiros empregam todas as estratégias preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).Cem por cento dos enfermeiros informaram realizar a coleta da CO e, em 40,9% das Unidades esta coleta é realizada exclusivamente por enfermeiros, 9,1% realizam todas as condutas recomendadas pelo MS após a coleta e 36,3% notificam as alterações identificadas, apenas 31,8% prescrevem as medicações indicadas pelo protocolo. Oitenta e um por cento dos profissionais de enfermagem estão envolvidos no recebimento dos resultados dos exames e, nesse percentual, estão incluídos 54,5% de enfermeiros. Quanto à busca ativa, 13,7% de todas as Unidades a realizam por convocação telefônica e 27,3% não executam qualquer tipo de controle sobre a efetividade desta busca. Cem por cento dos prontuários analisados não indicam a conclusão do tratamento por alta ou óbito e apenas 15,3% apontam transferência da paciente para outro serviço. A prevalência de casos sugestivos de HPV em 2007 é de 0,27% e a cobertura do exame corresponde a 12,8 % das mulheres, no município, no mesmo ano.

ASSUNTO(S)

papilomavírus humano teste papanicolaou enfermagem em saúde comunitária exame colpocitológico atenção primária à saúde human papillomavirus pap smear primary healthcare nursing in community health colpocytological examination enfermagem

Documentos Relacionados