AVALIAÇÃO DO MECANISMO DE RUPTURA DA ENCOSTA EM SOLO RESIDUAL NÃO SATURADO DA VISTA CHINESA / EVALUACIÓN DEL MECANISMO DE RUPTURA ASOCIADO AL DESLIZAMIENTO EN SUELO RESIDUAL DE LA VISTA CHINESA / EVALUATION OF THE FAILURE MECHANISM ASSOCIATED WITH THE UNSATURATED SOIL LANDSLIDE OF VISTA CHINESA (RJ)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

Este trabalho apresenta resultados de um estudo realizado visando avaliar o mecanismo de ruptura associado ao escorregamento em solo não saturado ocorrido na Vista Chinesa (RJ) em fevereiro de 1988. São apresentados os resultados de um programa que envolveu investigações de campo e de laboratório, através do qual foram definidos os parâmetros necessários à realização de diversas análises. Foram utilizados os programas de computador SWMS-2D (análises de problemas de fluxo permanente/transiente em meios saturados / não saturados) e PC-SLOPE (análise de estabilidade de taludes utilizando de métodos de equilíbrio limite), com os quais procurou-se reproduzir, da maneira mais realista possível, os fenômenos observados na encosta em estudo.

ASSUNTO(S)

mecanismo de ruptura solo nao saturado suelo no saturado solo residual mecanismo de ruptura unsaturated soil residual soil failure mechanism suelo residual

Documentos Relacionados