Avaliação de sistema estabilizante para cobertura de cabos aéreos em XLPE. / Evaluation of stabilizers system for areal cable sheat in XLPE.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O uso de condutores cobertos em linhas aéreas no sistema de distribuição de energia de 15 kV está em franco aumento no Brasil. As vantagens são muitas outras do que somente a redução de distância entre fases, não deslicamento desligamento da linha devido à queda de condutores, manutenção da tensão quando as árvores tocam a linha e simples montagem. Todavia, a segurança do serviço das linhas aéreas com condutores cobertos em nossas condições climáticas não é bem conhechida; normalmente os requeisitos de especificações garantem um bom desempenho. Quando os compostos são formulados para ter uma resistência ao calor e a luz solar no mesmo tempo, devisdo aos cabos normalmente operarem com o condutor a 90C, a relação entre ambos os estabilizantes, térmico e a luz, torna-se um fator muito importante. O estudo desenvolvido e baseado em uma análise fatorial 2 com centróide leva em consideração dois tipos de estabilizantes como fator influente para serem investigados, como também, suas interações pelas medidas de propriedades mecânicas e temperatura de oxidação. Um grupo de composto forami exposto a 8000 horas de envelhecimento em Weather-ometer e outro grupo, nas temperaturas de 140C, 150C e 160C, em estufa com troca de ar natural. Na avaliação dos resultados foi verificada a importância do antioxidante primário, tipo fenol impedido, na estabilização termoxidativa e sua pouca eficiência na estabilização fotoxidativa. Por outro lado, foi observado uma elevada eficiência da amina poliméricaa impedida na estabilização fotoxidativa e uma boa eficiência como estabilizante térmico durante a termoxidação. A interação de ambos antioxidantes apresentou efeito antagônico, em ambos os tipos de degradação avaliados, dependente da concentração total ou proporção dos aditivos.

ASSUNTO(S)

estabilização térmica polímeros engenharia de materiais e metalurgica xlpe (polietileno reticulado) fotoestabilização hals (aminas estericamente impedidas)

Documentos Relacionados