Avaliação de segurança em barragem de terra, sob o cenário de erosão tubular regressiva, por métodos probabilísticos: o caso UHE São Simão

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A pesquisa descreve a avaliação de segurança em barragem de terra, sob o cenário de erosão tubular regressiva (piping), por métodos probabilísticos, tendo como estudo de caso a barragem da UHE São Simão. Os resultados identificaram pontos críticos que merecem mais atenção e ações de prevenção para evitar impactos ambientais decorrentes de ruptura da barragem. Para avaliar a segurança da barragem em estudo e a respectiva probabilidade relativa de ruptura por piping, foram empregados os métodos de análise de performance e de análise por Árvore de Eventos (ETA). A avaliação de probabilidade de piping para o barramento considerou sua seção transversal típica, os seus filtros, o seu tempo de operação, os tipos de solo usado no núcleo, a compactação, a geologia da fundação, a performance da barragem, o monitoramento e a supervisão por 29 anos de operação. O método envolve o ajuste de probabilidades médias históricas de três modos de erosão tubular regressiva: piping através do barramento, piping através da fundação e piping do barramento para a fundação, considerando as rupturas históricas. Os métodos aqui referenciados são denominados UNSW (University of New South Wales) e ETA (Event Tree Analysis). A base de dados amostrais utilizada para a quantificação de rupturas e acidentes históricos compreendeu 1.462 barragens, as quais correspondem a aproximadamente 13% da população mundial de barragens existentes até 1982. A probabilidade anual de ruptura por piping em grandes barragens é estimada em 4,5 x 10-4 por barragem, a qual se mostrou coerente com o resultado da presente pesquisa.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. avaliação de riscos ambientais teses. barragens e açudes segurança teses. meio ambiente teses.

Documentos Relacionados