AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES FACIAIS DECORRENTES DA EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA ASSISTIDA CIRURGICAMENTE / Evaluation of Facial Alterations After Surgically Assisted Rapid Maxillary Expansion.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi avaliar as alterações faciais decorrentes da Expansão Rápida da Maxila Assistida Cirurgicamente (ERM-AC). A amostra foi composta por 15 pacientes com idade média de 24 anos e 1 mês, sendo 10 do sexo feminino e 5 do sexo masculino, que apresentavam deficiência transversal da maxila, não tinham sido submetidos a tratamento ortodôntico prévio, apresentavam ficha clínica completa e fotografias em norma frontal nas fases pré-tratamento (T1) e 6 meses após a ERM-AC (T2). Mediadas lineares foram obtidas a partir da marcação de pontos de referência em folhas de acetato fixadas sobre as fotografias, para evitar a necessidade de execução de desenho anatômico. Concluiu-se que a padronização de fotografias em todos os tempos da pesquisa é de fundamental importância para que as medidas avaliadas sejam confiáveis. Quando comparados T1 com T2 por meio do teste t de Student não se verificou alteração estatisticamente significante na: largura intercantal (Ind Ine), altura facial média (N- SN), largura do olho direito (Exd Ind), largura do olho esquerdo (Exe Ine), altura facial (N- Me), largura facial superior (Zid- Zie), largura da boca (Cbd Cbe) e altura da boca (Ls Li). As medidas altura facial inferior (Sn- Me) e a largura do nariz (Ald Ale) apresentaram alteração estatisticamente significante após a ERM-AC.

ASSUNTO(S)

facial analysis análise facial fotografia facial surgically assisted rapid maxillary expansion facial photograph ortodontia expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente

Documentos Relacionados