Avaliação da motricidade grossa em indivíduos com paralisia cerebral pré e pós aplicação da realidade virtual

AUTOR(ES)
FONTE

Fisioter. mov.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2016-03

RESUMO

Resumo Introdução: Recentemente a realidade virtual vem sendo agregada às possibilidades terapêuticas para pacientes que necessitam de ganhos de funcionalidade, tais como, os indivíduos com paralisia cerebral (PC). Objetivo: avaliar os efeitos da realidade virtual na função motora grossa de indivíduos com paralisia cerebral. Metodologia: estudo longitudinal, realizado em uma escola de educação especial com cinco indivíduos com PC (7,4 anos ± 1,14) de ambos os gêneros, avaliados por meio da GMFM 88, nas suas dimensões B, D e E, antes e após a aplicação de três jogos do console Wii Fit plus(r), hula hoop, slide pinguim e soccer heading. Todos os jogos foram aplicados no nível iniciante, por doze semanas consecutivas, duas vezes na semana, sendo cada jogo aplicado por quatro minutos. A normalidade da amostra foi avaliada por meio do teste Shapiro Wilke. Os resultados obtidos pré e pós aplicação do vídeo game Wii Fit(r) foram comparados por meio da estatística descritiva. Resultados: todos os indivíduos obtiveram melhora nas dimensões avaliadas após a aplicação da realidade virtual, sendo esta de 5,14%, com variação entre 1,9% e 9,6%. As dimensões em pé (D) e caminhando, correndo e saltando (E), foram as dimensões que obtiveram maior porcentagem de melhora. Conclusão: considerando-se as limitações deste estudo, os resultados obtidos sugerem que a realidade virtual pode promover benefícios na motricidade grossa de indivíduos com paralisia cerebral (PC).

ASSUNTO(S)

paralisia cerebral destreza motora jogos de video.

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