AVALIAÃÃO DO RISCO DE SANGRAMENTO PÃS-EXODONTIA EM PACIENTES CANDIDATOS AO TRANSPLANTE DE FÃGADO. / Postoperative bleeding after tooth extraction in the pretransplant liver failure patient.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/04/2011

RESUMO

O transplante hepÃtico à o tratamento padrÃo para pacientes com cirrose hepÃtica e carcinoma hepatocelular. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) demonstraram que o transplante hepÃtico foi o segundo ÃrgÃo sÃlido mais transplantado em 2010. Para eliminar focos de infecÃÃo e reduzir o risco infeccioso na fase pÃs-transplante, esses pacientes devem passar por uma avaliaÃÃo odontolÃgica minuciosa para remoÃÃo dos focos de origem dental. No caso de procedimentos odontolÃgicos que gerem sangramento, o cirurgiÃo-dentista deve dar atenÃÃo especial para a hemostasia, devido, principalmente, à reduÃÃo da sÃntese hepÃtica de fatores da coagulaÃÃo e trombocitopenia. O objetivo deste estudo prospectivo foi avaliar a incidÃncia de hemorragia pÃs-operatÃria de exodontias em pacientes na fila de espera por um transplante de fÃgado. Nesse estudo foram incluÃdos 23 pacientes com idade mÃdia de 43,17  14,62 anos com predominÃncia da raÃa branca (82,6%) e do sexo masculino (60,9%). Nos 23 pacientes, 84 exodontias simples foram realizadas em 35 procedimentos cirÃrgicos. Os pacientes foram divididos em dois grupos para comparaÃÃo de duas medidas hemostÃticas locais apÃs as exodontias: no grupo 1, aplicou-se pressÃo local com gaze embebida em Ãcido tranexÃmico, e no grupo 2, realizou-se a mesma conduta sem o uso do referido Ãcido. Em todos os pacientes foram utilizadas a esponja de colÃgeno reabsorvÃvel e sutura em X como medida hemostÃtica padrÃo. Os valores encontrados para os exames hematolÃgicos foram: hematÃcrito mÃdio de 34,54  5,84% (intervalo de 21,7% â 44,4%), plaquetometria variou de 31.000/mm3 a 160.000/mm3 e o Ãndice mÃdio encontrado para a razÃo internacional normatizada (INR) foi 1,50  0,39 (intervalo de 0,98 â 2,59). Sangramento pÃs-operatÃrio ocorreu apenas em um procedimento (2,9%) e a pressÃo local com gaze foi eficaz em parar o episÃdio de hemorragia. Dessa forma, esse trabalho demonstra a possibilidade da realizaÃÃo de exodontias em pacientes com cirrose hepÃtica com valores de INR ≤ 2,50 e plaquetometria ≥ 30.000/mm3 sem a necessidade de transfusÃo sanguÃnea e que diante da ocorrÃncia de intercorrÃncias hemorrÃgicas, o uso de medidas hemostÃticas locais pode ser satisfatÃrio.

ASSUNTO(S)

odontologia cirurgia bucal extraÃÃo dentÃria transplante de fÃgado assistÃncia odontolÃgica para doentes crÃnicos medicina bucal. oral surgery tooth extraction liver transplantation dental care for chronically ill oral medicine.

Documentos Relacionados