AvaliaÃÃo da aprendizagem: estudo sobre a produÃÃo cientÃfica divulgada no periÃdico Estudos em AvaliaÃÃo Educacional (1990-2010)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/02/2012

RESUMO

Pesquisas realizadas sobre avaliaÃÃo na educaÃÃo bÃsica apontam a revista Estudos em AvaliaÃÃo Educacional como o periÃdico que possui maior concentraÃÃo de artigos na Ãrea da AvaliaÃÃo da educaÃÃo bÃsica. Buscando contribuir com os esforÃos em compreender a evoluÃÃo do campo do conhecimento neste tema, estabeleceu-se como objetivo geral pesquisar e mapear, a partir dos estudos sobre o estado da arte, a produÃÃo cientÃfica divulgada no periÃdico Estudos em AvaliaÃÃo Educacional no perÃodo de 1990 a 2010, focada na Ãrea da AvaliaÃÃo da Aprendizagem da educaÃÃo bÃsica. Pretendeu-se: identificar as contribuiÃÃes teÃricas dos artigos divulgados no periÃdico para o campo do conhecimento sobre avaliaÃÃo da aprendizagem; verificar as principais tendÃncias temÃticas difundidas no periÃdico seguindo uma linha histÃrica; analisar as principais discussÃes presentes nas publicaÃÃes; identificar os autores brasileiros, artigos ou livros mais citados nos artigos analisados; verificar o percentual de estudos na Ãrea da AvaliaÃÃo da Aprendizagem na educaÃÃo bÃsica e no ensino superior; identificar os principais autores que publicam na revista, sua formaÃÃo e se sÃo bolsistas produtividade; verificar em quais universidades os artigos foram produzidos e quais deles resultaram de teses de doutorado ou dissertaÃÃes de mestrado. AlÃm disso, objetivou-se identificar as principais tendÃncias temÃticas presentes nos 20 anos de existÃncia da revista. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estado da arte.

ASSUNTO(S)

avaliaÃÃo educacional avaliaÃÃo da aprendizagem estado da arte educational evaluation learningâs evaluation state of the art educacao

Documentos Relacionados