Através da imagem: Tarkovski, da Vinci, e a comunicação imagética no âmbito da midiatização
AUTOR(ES)
André Dornelles Pares
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
03/04/2009
RESUMO
Através da imagem: Tarkovski, da Vinci, e a comunicação imagética no âmbito da midiatização procura encontrar modos e/ou razões para um suposto predomínio da imagem como meio utilizado para comunicação na sociedade contemporânea. Na primeira parte, a pesquisa pretende estabelecer bases para a comunicação como campo de estudo, sobre as quais a segunda parte é trabalhada, tratando das possibilidades da imagem na função de um meio através do qual se reproduz aquilo que quer referir. A cena do filme O sacrifício, em que A. Tarkovski filma um pedaço da pintura A Adoração dos magos, de L. da Vinci, serve de mote para a discussão das impossibilidades do uso da imagem neste papel, para concluir que a expressão imagética com efeito de real garantiria mais a posição enunciadora de quem representa algo através da imagem especular do que autentificaria aquilo que mostra
ASSUNTO(S)
tecnologia imagem comunicação midiatização autentificação communication image technology midiatization authentification comunicacao
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1914Documentos Relacionados
- Leonardo da Vinci, the Anatomist
- Da Liebe à Minne : entre Alcibíades e Da Vinci, Sidonie
- A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidadea
- Man and the animals are merely a passage and channel for food: Leonardo da Vinci, 1452-1519
- Leonardo da Vinci é pop? A imagem de Leonardo no senso comum e outras considerações