Atividade antimicrobiana de produtos naturais: erva-mate e resíduos agroindustriais / Antimicrobial activity of natural products: yerba mate e agroindustrial residues

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O estudo de compostos antimicrobianos em espécies vegetais tem gerado cada vez mais interesse na indústria de alimentos, devido ao aumento da demanda por alimentos livres de conservantes sintéticos por parte dos consumidores. Espécies vegetais são ricas em compostos bioativos com reconhecidas propriedades de interesse industrial, como farmacológicas, antioxidantes e antimicrobianas. Antibacterianos naturais podem ser encontrados não só em folhas, ramos, flores, tubérculos e raízes, mas também em subprodutos gerados pelo processamento de frutas, legumes e hortaliças. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana de diversos resíduos agroindustriais e erva-mate para preparo de chimarrão (Ilex paraguariensis St. Hil.) sobre micro-organismos patogênicos de importância em alimentos, tais como Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Salmonella Enteritidis e Escherichia coli. Foram realizados screening da atividade antimicrobiana pela técnica da difusão em ágar, determinação das Concentrações Inibitória (CIM) e Bactericida Mínimas (CBM), análise dos efeitos dos extratos sobre o crescimento microbiano através da construção de curvas de crescimento, determinação do teor de fenólicos totais e caracterização química dos materiais de maior atividade antibacteriana. Os resultados demonstraram o potencial antimicrobiano da ervamate e de vários resíduos agroindustriais. O extrato etanólico de erva-mate mostrou ser um potente antimicrobiano natural frente às bactérias S. aureus, L. monocytogenes e S. Enteritidis. Em relação à sua composição química, foi encontrada uma grande quantidade de compostos fenólicos, porém sua atividade mostrou-se ineficiente em pH 6. Os resíduos agroindustriais de talos de beterraba, película de amendoim, bagaços de uvas Petit Verdot e Pinot Noir, sementes de uvas Petit Verdot, borra de fermentação de uvas tintas e bagaço de goiaba apresentaram atividade sobre S. aureus e L. monocytogenes. E. coli não foi inibida pelos extratos de erva-mate e por nenhum dos resíduos agroindustriais avaliados. Na composição química destes resíduos foi encontrada a presença de compostos fenólicos de reconhecida atividade antimicrobiana, demonstrando assim a importância e necessidade de pesquisas de prospecção de antimicrobianos naturais destas fontes para uso pela indústria de alimentos e bebidas.

ASSUNTO(S)

resíduos industriais agentes antimicrobianos - avaliação antimicrobial agents evaluation composto fenólicos escherichia coli escherichia coli industrial wastes listeria listeria mate mate phenolic compounds salmonella salmonella staphylococcus. staphylococcus.

Documentos Relacionados