As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
AUTOR(ES)
Janaina de Assis Rufino
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
14/06/2011
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões partem de uma aproximação entre as características do romance polifônico, definido por Bakthin, e a canção. Buscamos uma definição de canção como um gênero do discurso composto por aspectos de ordem literária, oral, musical e de conteúdo, tendo como base os fundamentos da Musicologia sobre a canção e das teorias do discurso. A análise da construção discursiva das personagens estrutura-se segundo a proposta do Modelo de Análise Modular, que considera o discurso como algo complexo que pode ser decomposto em sistemas de informações suscetíveis de serem descritos de forma independente e na sequência passíveis de serem relacionados para a produção de sentido. Para alcançar nosso objetivo principal, escolhemos como corpus as canções A Rita (1964), A Rosa (1979) e Beatriz (1982), por apresentarem em seu título nomes próprios femininos e por refletirem contextos de produção diferenciados dentro do período da ditadura militar. As informações que evidenciamos na análise das canções seguem o percurso: módulos (referencial, interacional e hierárquico) formas de organização elementares (fono-prosódica, relacional, informacional e enunciativa) e formas e de organização complexas (periódica e polifônica). A couplage das informações obtidas no decorrer das análises nos permite, de acordo com a abordagem modular, evidenciar informações relativas à forma de organização estratégica. Com o nosso trabalho, podemos afirmar a canção como um gênero complexo do discurso que considera simultaneamente informações de naturezas diferentes, como as relativas aos aspectos de ordem literária, oral, musical e de conteúdo, capaz de promover e resgatar a memória individual e coletiva de um povo.
ASSUNTO(S)
buarque, chico, 1944- crítica e interpretação teses. música popular brasil 1964-1985. enunciação teses. militarismo brasil. análise do discurso teses. lingüística teses. brasil politica e governo 1964-1985 polifonia teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8MRG2KDocumentos Relacionados
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