As memórias cortesãs de Olivier de La Marche : o nascimento do indivíduo e a espacialização da cortesia na escrita das Mémoires (1472-1501)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação propõe a análise das Mémoires de Olivier de La Marche, homem da corte que viveu como servidor das casas da Borgonha e da Áustria de 1439 a 1502. Entendemos a sua literatura como particular para a época, pois ela nasceu motivada pelas questões pessoais do autor. Com isso ela se distanciou dos gêneros narrativos ligados à função de servir aos propósitos do príncipe, notadamente as crônicas. Acreditamos que essas intenções particulares tiveram origem na tradição da memória medieval, que se expandiu da oralidade para a escritura no fim da Idade Média. Essa escrita da memória condicionada à experiência de quem escrevia, promoveu o nascimento do indivíduo quando este procurou assumir os lugares de personagem e testemunha dos acontecimentos no que chamamos de espaço do texto. Tal afirmação nos levou à função espacializante dos discursos da obra. Motivados pela visão especializada do maître dhôtel, tais discursos produziram um espaço da corte ideal, capaz de justificar a personalidade do autor e de exaltá-lo como o mestre da prática da cortesia.

ASSUNTO(S)

nascimento do indivíduo espace courtisan historia espaço cortesão escrita da memória naissance de lindividu olivier de la marche Écriture de la mémoire olivier de la marche

Documentos Relacionados