As mÃltiplas vozes constitutivas do personagem-escritor no romance A Festa de Ivan Angelo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O estudo que ora apresentamos destina-se a explicitar a constituiÃÃo da personagemescritor do romance A Festa, de Ivan Ãngelo. Para o desenvolvimento de nossa anÃlise, tomaremos como referÃncia as mÃltiplas vozes que o permeiam considerando as relaÃÃes sÃcio-histÃricas e ideolÃgicas inerentes ao processo de constituiÃÃo do personagem-escritor nas diferentes posiÃÃes sujeito por ele ocupadas. Quanto à estruturaÃÃo desta pesquisa, num primeiro momento, procuramos abordar os pressupostos teÃricos conceituais que nortearÃo o trabalho e nos ater Ãs noÃÃes pertinentes ao estudo a que nos propomos, conforme apontamos: o conceito de formaÃÃo discursiva; as noÃÃes de enunciado e enunciaÃÃo; a noÃÃo de sujeito; as noÃÃes de discurso e de interdiscurso e sobre as noÃÃes de heterogeneidade e polifonia. Assim, colocaremos que a constituiÃÃo do sujeito (personagem-escritor) se processa no e pelo discurso, em que, quem fala o faz de um determinado lugar numa dada situaÃÃo e conjuntura, daà o sujeito ser sÃcio-histÃrico e ideologicamente constituÃdo. Num segundo momento, apresentamos o conceito de autoria com base nos estudos de Foucault. O sujeito quando ocupa uma posiÃÃo no espaÃo vazio da funÃÃo-autor à afetado por sua inscriÃÃo no social, o que estabelece conflitos na produÃÃo de sentido e mostra que a significaÃÃo està sempre em processo de constituiÃÃo. No terceiro capÃtulo apresentamos as condiÃÃes histÃricas e sociais em que o romance A Festa foi produzido para, em seguida, analisarmos os fragmentos delimitados na pesquisa. No quarto capÃtulo procedemos à anÃlise de dez fragmentos apresentados pelo narrador como âAnotaÃÃes do escritorâ, no capÃtulo âAntes da Festaâ, e um fragmento em que o narrador mostra o desfecho do personagem-escritor no Ãltimo capÃtulo, âDepois da Festaâ. Esses fragmentos constituem os dizeres do escritor (ficcional) que à tambÃm personagem, e que busca, a partir desse lugar de escritor, controlar os sentidos e estabelecer unidade ao discurso, mas, que apÃs a anÃlise, mostram-se dispersos e contestadores do momento sÃcio-histÃrico em que o personagem-escritor encontra-se inserido.

ASSUNTO(S)

anÃlise do discurso ideologia dialogism brazilian military dictatorship autoria discourse analysis ideology Ãngelo, ivan, 1936- - crÃtica e interpretaÃÃo ditadura militar authorship linguistica dialogismo

Documentos Relacionados