As habilidades linguísticas e a capacidade comunicativa no ensino de espanhol: Estudo das OCEM. / Las competencias lingüísticas y habilidades de comunicación en la enseñanza del español: Estudio de OCEM.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/08/2010

RESUMO

A promulgação da Lei 11. 161/2005 trouxe ao cenário da educação brasileira o desafio de implantar a Língua Espanhola no Nível Médio das escolas públicas estaduais. Neste momento, muitas escolas em todo o país encontram-se justamente no processo de execução desta lei. Em virtude disto, em 2006 são publicadas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), documento que contém um capítulo já específico para o ensino de Espanhol. Sabemos que são muitas as questões a serem observadas em um documento oficial. Contudo, esta investigação tem por objetivo principal identificar quais são as orientações metodológicas assumidas pelas OCEM, qual a presença da abordagem comunicativa nesse documento e que propostas traz para a prática docente. No entanto, para alcançarmos tal objetivo, inicialmente produzimos um capítulo teórico no qual nos detivemos a observar o contexto em que se desenvolveu a Abordagem Comunicativa. Ainda neste capítulo, optamos por observar as postulações de Widdowson, em sua obra O Ensino de Línguas para a Comunicação, com base em um ensino comunicativo e com ênfase no caráter interativo da linguagem. Este autor nos propõe uma releitura dos objetivos da Abordagem Comunicativa por meio dos conceitos de Forma x Uso e Habilidades Linguísticas x Capacidade Comunicativa. No segundo capítulo teórico, nos detivemos a observar a trajetória que o ensino de LE percorreu no Brasil, desde o Período Colonial até a normatização desse ensino a partir da primeira LDB e posteriormente, com os demais documentos oficiais resultantes desse processo. São eles: os PCNEM, os PCN+ e as OCEM. Em seguida, partimos para a produção do capítulo de Análise e Discussão, no qual com base no método da Análise de Conteúdo, realizamos a leitura analítica das OCEM a fim de alcançar o objetivo antes mencionado e também de buscar identificar a presença ou a ausência das postulações de Widdowson. As conclusões do estudo nos apontam que no texto das OCEM pode-se identificar a falta de orientações mais direcionadas à prática docente, uma vez que se fala da importância da metodologia, mas não se encontram orientações de caráter mais prático e que sirvam de suporte ao professor em suas aulas. Percebe-se ainda uma dura crítica ao método comunicativo, demonstrando a ausência de conhecimento das evoluções conceituais que tal abordagem tem sofrido.

ASSUNTO(S)

língua espanhola habilidades linguísticas capacidade comunicativa ocem orientações metodológicas linguistica aplicada lengua española destrezas lingüísticas capacidad comunicativa ocem orientaciones metodológicas

Documentos Relacionados