ARTIGO - GEORGES HÉBERT E A EDUCAÇÃO DO CORPO FEMININO NO BRASIL

AUTOR(ES)
FONTE

Educ. rev.

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/09/2019

RESUMO

RESUMO: No livro dedicado às jovens francesas, “Muscle et beauté plastique” (1919), Georges Hébert, consagrou os conceitos de saúde, beleza e força voltados para a emancipação feminina por meio do seu Método Natural. No Brasil, essa obra foi lida por autores da educação física, como Rangel Sobrinho (1930) e Lotte Kretzschmar (1932) que propuseram métodos nacionais para uma “Educação Física feminina”. O objetivo deste artigo é analisar os princípios de educação para as mulheres na obra de Hébert e discutir acerca de sua recepção no Brasil na década de 1930. As fontes constituídas foram livros de Rangel Sobrinho e Kretzschmar e periódicos nacionais publicados nesse período e o livro de Hébert, “Muscle et beauté plastique”. Foi possível constatar que a obra francesa foi inovadora quanto à educação feminina ao propor a emancipação física e moral, ao combater o uso do espartilho e salto alto e ao propor treinamento idêntico para homens e mulheres. Contudo, as produções brasileiras apresentaram limitações quanto ao treinamento dedicados as mulheres, pois a equiparação aparecia no discurso, mas não efetivamente no treinamento.ABSTRACT: In the book Muscle et beauté plastique (1909), dedicated to young French women, Georges Hébert established the concepts of health, beauty and strength oriented to women’s emancipation by means of his Natural Method. This book was read in Brazil by authors from the field of physical education such as Rangel Sobrinho (1930) and Lotte Kretzschmar (1932), who proposed national methods for “women’s physical education”. This article analyzes the principles of women’s education in Hébert’s work and discusses its reception in Brazil in the 1930s. The sources used comprise Rangel Sobrinho’s and Kretzschmar’s books, Brazilian publications of the period and Hébert’s book Muscle et beauté plastique. We were able to determine that this French work was innovative regarding women’s education for proposing physical and moral emancipation, opposing the wearing of corsets and high heels and advocating equal exercise for men and women. However, the Brazilian works presented limitations regarding women’s training, since the idea of equality was proposed but not actually applied to the training program.

Documentos Relacionados