ART &NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS / ARTE E NATUREZA : CIRCUITOS FILOSÓFICOS INTEGRADOS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Minha pesquisa tem por objetivo examinar a suposta distinção entre arte e natureza no interior de uma análise crítica da chamada crise de fundamentos. Isto é, a crise do projeto fundacionista moderno, a rejeição pós-moderna à metafísica em geral e à idéia de fundamento em particular, suas relações com as rupturas impostas pelas novas tecnologias e suas conseqüências na visão de mundo e de humanidade. Arte e natureza não constituem domínios fundamentalmente distintos, ou ainda, não há heterogeneidade ontológica entre aquilo que se faz por si mesmo (natureza) e aquilo que se fabrica (arte). Com efeito, a enorme dificuldade em determinar e definir precisamente a realidade designada pelo termo natureza levou ao reconhecimento de que a eficácia da idéia de natureza é proporcional à sua imprecisão. A quebra do Tabu do Natural, isto é, a suspensão da crença de que nada do que é tecnicamente fabricado pode igualar-se à essência dos trabalhos da natureza, significou um convite à reavaliação das fronteiras entre natural e artificial. Do cálculo ao algoritmo, e destes às tecnologias da informação e biotecnologias, metáforas transformaram-se em máquinas e ferramentas, e máquinas em potentes metáforas cujo valor heurístico apresenta-se, em última instância, na indiscernibilidade entre natureza e cultura. A tecnologia contemporânea revela e disponibiliza a realidade como artefato. Isto é, como arte e fato. Ars gratia artis.

ASSUNTO(S)

arte natural tecnologia da informacao art artificial artificial nature information tecnology natural natureza

Documentos Relacionados