Aparatos residuales: Cosmococas y Navilouca
AUTOR(ES)
Kogan, Adriana
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020-08
RESUMO
Resumo O presente trabalho pretende refletir sobre os modos de relacionamento que uma certa área da arte experimental brasileira da década de 1970 propôs em relação à cultura de massas. A hipótese central do texto é que a relação de reinscrição da arte com a cultura de massas funciona como uma maneira pela qual a arte exerce seu antagonismo em com a sociedade, antagonismo baseado na alteridade e na ressignificação da exclusão que o Estado promove através da censura. Para sustentar essa hipótese, o trabalho analisa as Cosmococas de Hélio Oiticica e Neville D´Almeida e a revista Navilouca, com base na relação com o lixo que cada trabalho propõe. A partir da distinção entre esses dois modos possíveis de relação com o lixo, é apresentado o conceito de aparato lixeiro, definido como uma modalidade de vínculo através do qual a arte experimental produziu a incorporação dos restos e detritos da cultura de massas.
Documentos Relacionados
- Capítulo 1. Cuerpos residuales: Exceso y vacío
- Orden visual y economía política: museo y colección como aparatos de Estado
- Degradación de un efluente textil real asistida por Fe/PVA y materiales residuales magnéticos
- Influencia de los aparatos dentales ortodónticos en la producción y percepción del habla: estudio de cinco casos
- MODELACIÓN DEL EFECTO DE LA PODA Y RALEO SOBRE LAS DEFORMACIONES RESIDUALES LONGITUDINALES EN Eucalyptus globulus Labill.