Animação em tempo real de rugas faciais explorando as modernas GPUs / Real time animation of facial wrinkles exploring the modern GPUs

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/05/2010

RESUMO

A modelagem e animação de rugas faciais têm sido tarefas desafiadoras, devido à variedade de conformações e sutilezas de detalhes que as rugas podem exibir. Neste trabalho, são descritos dois métodos de apresentação de rugas em tempo real, utilizando as modernas GPUs. Ambos os métodos são baseados no uso de shaders em GPU e em uma abordagem de normal mapping para aplicar rugas sobre modelos virtuais. O primeiro método utiliza áreas de influência descritas por mapas de textura para calcular a exibição de rugas sobre o modelo, controlados por um "Vetor de Ativação", que informa ao shader a visibilidade das rugas em cada uma das áreas de influência. O segundo método apresenta rugas nos modelos faciais, utilizando as informações de deslocamento dos vértices em direções pré-definidas, informadas através de um "Vetor Direção de Rugas", que informa o sentido que o deslocamento de um vértice causa o surgimento de rugas

ASSUNTO(S)

computação gráfica animação por computador expressão facial sistemas de tempo real programa de computador computer graphics computer animation facial expression real time systems computer software

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