Analytical and operating study of the data eletronic superhighway: an electronic management model for Brazilian ports. / Estudo analítico e operacional da supervia eletrônica de dados: um modelo de gestão eletrônica para os portos brasileiros.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente estudo foi desenvolvido no porto de Santos em que a empresa que o administra passou por profunda reestruturação administrativa e operacional na última década, em função da Publicação da Lei de Modernização dos Portos, em 1993. A empresa na necessidade de procurar um melhor controle das informações como fator principal para o seu faturamento no qual não existia um alinhamento estratégico de negócios com a tecnologia de informação, firmou um convênio e parceiras para o desenvolvimento de um sistema para atender as suas necessidades. Esta dissertação aborda através de levantamento bibliográfico a utilização de sistemas de informações gerenciais nas empresas do setor portuário. O objeto do estudo é o sistema supervia eletrônica de dados, que consiste em receber via internet essa massa de dados, sua metodologia de desenvolvimento e integração com os demais sistemas existentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como objetivo pretendeu-se analisar as vantagens com a implantação das transmissões eletrônicas de dados, os ganhos na eficiência dos processos e a redução nos custos operacionais. Os dados foram levantados através da análise da base de dados e planilhas fornecidas pela empresa e posteriores levantamentos estatísticos.

ASSUNTO(S)

sistema de informação e controle gerencial internet strategic alignment comunicação via internet electronic data superhighway intercâmbio eletrônico de dados

Documentos Relacionados