Análise Estatística Multivariada e Modelo Geoquímico Inverso no Estudo da Qualidade da Água Subterrânea da Bacia de Forquilha em Quixeramobim-Ceará.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os aqüíferos aluviais presentes na região semi-árida do Nordeste brasileiro hospedam importantes recursos hídricos naturais para as populações que vivem nessa região, devido a sua excelente qualidade, quando comparado aos aqüíferos localizados nas áreas de embasamento cristalino. No entanto, constituem recursos frágeis, sendo susceptíveis a processos de degradação da sua qualidade por ações antrópicas, variações climáticas ou modificações hidrogeológicas. Com o objetivo de identificar e quantificar os principais processos responsáveis pelo aumento da salinidade observada no aqüífero aluvial durante o período não chuvoso usou-se, além de estudos hidroquímicos (diagramas e estudo de razões iônicas), a análise estatística multivariada (agrupamento hierárquico e discriminante) e a modelagem geoquímica inversa. Os diagramas de Piper e Stiff mostraram a classificação das águas quanto à presença dos íons dominantes, onde as águas aluviais apresentaram características intermediárias entre as águas do aqüífero fissural e água dos reservatórios. Com o diagrama de RAS obteve-se a mesma interpretação. As relações iônicas revelaram forte relação das águas aluviais com a litologia da região e a provável dissolução de aerossóis contendo compostos de MgCl2 nos aqüíferos do embasamento cristalino. A análise de agrupamento mostrou as similaridades entre os poços, enquanto a análise discriminante ajudou a compreender o processo de salinização no aqüífero aluvial. As modelagens geoquímicas inversas realizadas com o PHREEQC identificaram trocas catiônicas de CaX2, MgX2, NaX e KX, além de precipitações de K-mica e albita e dissoluções de anortita e K-feldspato, evidenciando a ação intempérica das águas sobre as rochas. A grande dissolução de CO2 nas águas aluviais justifica a característica bicarbonatada dessas águas. A contribuição volumétrica de águas do aqüífero fissural, como forma de justificar o aumento da salinidade nos poços aluviais, foi estimada entre 1,53% e 27,99% para diferentes pontos, na média foi de 15,8%. No entanto, esta contribuição representa quase 64% da salinidade no aluvião.

ASSUNTO(S)

engenharia civil aqüífero aluvial, análise estatística multivariada, modelagem geoquímica inversa, phreeqc alluvial aquifer, multivariate statistical analysis, inverse geochemical modeling, phreeqc

Documentos Relacionados