Análise dos indicadores de desempenho fabril no setor de usinagem pesada em indústria de produção sob encomenda / No title translated.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A indústria brasileira produtora de bens de capital para o setor sucroalcooleiro, teve no início do século XXI grandes taxas de crescimento devido ao aumento do consumo do álcool combustível. Na onda deste crescimento, aumentou também o interesse das empresas em ingressar neste mercado. Para obter êxito, qualquer empresa deve conhecer muito bem os seus recursos de fabricação e gerenciá-los da melhor forma. Uma boa maneira de se conhecer o sistema produtivo de uma empresa é utilizando os indicadores de desempenho fabril. De posse destes indicadores é possível avaliar a eficiência, o índice de ciclo e os tempos de fila do setor. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar os indicadores de desempenho do setor mostrando o impacto que os tempos improdutivos podem causar no resultado final do exercício, usando como objeto de pesquisa o castelo de moenda, principal peça do conjunto do terno de moenda. Para o conhecimento dos indicadores foram acompanhadas 12 peças entre os meses de fevereiro e maio de 2008 e os resultados anotados. Com base nos resultados das 12 amostras a eficiência do setor ficou em 102%, o índice de ciclo em 19,8% e o tempo médio de fila entre as operações foi de 6,4 dias. Por meio da avaliação dos dados, conclui-se que o maior problema do setor é o gargalo formado antes das operações nas mandriladoras, estes gargalos influenciam diretamente no resultado do setor. O conhecimento destes valores pode orientar a empresa na busca por melhores resultados e direcionar esforços de maneira correta.

ASSUNTO(S)

castelo de moeda custos de fabricação fabrication costs housing indicadores de desempenho measurements performance indicators produção sob encomenda tempos improdutivos unproductive times

Documentos Relacionados