Análise do Fator de Dimensionamento do Inversor (FDI) aplicado a Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR). / "Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR)"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta tese apresenta a análise de resultados teóricos, correspondentes a simulações numéricas para várias localidades brasileiras, e experimentais, relativos ao sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (SFCR), de 11,07 kWp, instalado na fachada do prédio da administração do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), enfatizando-se a influência da capacidade relativa entre o inversor e o gerador fotovoltaico, também conhecido como Fator de Dimensionamento do Inversor (FDI). Apesar das diferentes localidades estudadas e dos diferentes tamanhos dos geradores fotovoltaicos, constatou-se que, para uma determinada faixa de FDI, as produtividades anuais obtidas em kWh/kWp não diferem significativamente, indicando que o cuidado com a escolha de bons equipamentos torna-se mais relevante em termos energéticos do que a própria relação FDI.

ASSUNTO(S)

sistemas fotovoltaicos energia solar. sistemas fotovoltaicos geração distribuída geração distribuída conexão à rede conexão a rede

Documentos Relacionados