Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras
AUTOR(ES)
Cani, Josiane Brunetti, Pinheiro, Ivana Queiroz, Santiago, Maria Elizabete Villela, Soares, Gilvan Mateus
FONTE
Rev. bras. linguist. apl.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-09
RESUMO
RESUMO A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: Lingualeo, English Grammar All Levels e Learning 2 Talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos sobre gamificação e aprendizagem de línguas pelo computador (CALL) a fim de analisar os dados obtidos nos três jogos de acordo com os seguintes critérios: i) teoria de aprendizagem; ii) nível de contextualização; iii) nível de personalização; iv) tipo de interação; v) conteúdo abordado; e vi) interface. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos tanto da linguagem verbal quanto gráfica, além dos elementos interativos das interfaces. A análise permitiu concluir que, embora predomine uma estrutura behaviorista, há uma tentativa de expandir o ensino de língua estrangeira por meio de jogos digitais.
ASSUNTO(S)
aprendizagem de línguas por computador (call) jogos digitais mediação pedagógica
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