Análise de estratégias de execução para edifícios verticais com diferentes sistemas construtivos. / Analyze of production strategies for tall buildings with different construction systems.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O gerenciamento em obras de construção civil vem recebendo atenção por parte das empresas na busca de alternativas para melhorar seus processos de gestão da produção. Isso ocorre principalmente em empresas que trabalham com construção de edifícios para o mercado imobiliário, face à competitividade e exigências estabelecidas por seus investidores. Neste contexto, as estratégias de execução são fundamentais para o desenvolvimento e sucesso do negócio, pois delas decorrem a forma de como serão aproveitados os recursos físicos e financeiros disponibilizados. Através de simulações de estratégias de execução são fornecidos diversos dados de planejamento ao subsetor edificações. Tais estratégias são representadas pelo planejamento da produção através da geração de informações: cronogramas, gráficos e relatórios. Dessa forma, este trabalho analisa o comportamento das variáveis de produção de dois sistemas construtivos através da proposição de três diferentes estratégias de execução. Os sistemas estudados foram o sistema construtivo tradicional e o sistema construtivo com paredes externas em concreto moldado in loco. As estratégias de execução simuladas concentraram-se na análise dos serviços da torre do edifício vertical, sendo propostas as seguintes seqüências: sem inversão dos serviços, com inversão total dos serviços e com inversão parcial dos serviços. Os principais resultados desta pesquisa são apresentados na forma de parâmetros e gráficos que facilitam a avaliação e seleção de estratégias de execução a serem seguidas pelas empresas que executam edifícios verticais.

ASSUNTO(S)

planejamento de obras strategic planning estratégias de produção production strategy edifícios verticais tall building seqüência de execução production sequence administração da produção de construções construcao civil physical scheduling and administration

Documentos Relacionados