Análise da Microbiota Intestinal de ratos, antes e após da retirada da Valva Ileocecal e restabelecimento do trânsito com criação de "Esfíncter Artificial"

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/03/2012

RESUMO

Várias técnicas têm sido empregadas para a criação de esfíncteres artificiais no intestino para controle da velocidade do trânsito intestinal e prevenção de refluxo coloileal. A realização de seromiotomias duplas circunferenciais para substituir a valva ileocecal foi realizada por Rena et al. em 20 pacientes e mostrou resultados 5 clínicos satisfatórios. A proposta deste trabalho experimental é analisar, por meio de biologia molecular, a diversidade microbiota da região do íleo terminal e do colo proximal de ratos antes e depois da ressecção da válvula ileocecal com a reconstrução do trânsito com anastomose ileocólica término-terminal isolada ou associada à criação de esfíncter artificial pela técnica de Rena. Quatorze ratos foram 10 operados e colhidos conteúdo do íleo e do colo processadas como amostras controle. Após a ressecção da junção ileocecocólica, o trânsito foi reconstruído com anastomose ileocólica término-terminal. Em sete animais acrescentou-se a criação um esfíncter artificial a montante da anastomose. Os animais foram assistidos por 20 dias e reoperados para colheita de conteúdo intraluminar do íleo e do colo e 15 processamento de novas amostras. Das amostras foi extraído o ácido desoxirribonucléico (DNA) para Reação em Cadeia da Polimerase e Eletroforese em Gel com Gradiente de Desnaturação (PCR-DGGE). O gel com os padrões de bandas eletroforéticas geradas das amostras de DNA de bactérias totais foram submetidos ao programa BIONUMERICS para análise da similaridade pelo 20 coeficiente de Dice e da diversidade da microbiota pelo Índice de Shannon-Weaver. O dendograma do coeficiente de Dice de todas as amostras não estabeleceu correlação para segmentos ileais ou colônicos e as amostras-controle dos respectivos animais. Os valores do índice de Shannon-Weaver ficou limitado entre 2,11 e 2,93, com variações para os diversos segmentos nos dois grupos. A média 25 deste índice foi maior no segmento ileal (2,61) e do colo (2,57) dos animais com a criação do esfíncter artificial e do colo (2,63) nos animais sem criação de esfíncter artificial em relação à amostra controle (2,38, 2,39 e 2,36, respectivamente). Um número maior de amostras ileais apresentou valores mais elevados comparativamente com amostras do colo a despeito do fato de a concentração 30 microbiana ser descrita e considerada maior no colo. A ausência da junção ileocecal influenciou as variações da diversidade em todos os segmentos. Com a criação de novo esfíncter a diversidade aumentou nos segmentos tanto ileal quanto do colo. As variações encontradas podem se justificar em função de o comportamento da distribuição da microbiota no trato digestório ter características peculiares e receber influência de fatores locais e sistêmicos determinando a continuidade do presente estudo em relação à quantificação e especificidade de bactérias.

ASSUNTO(S)

próteses e implantes decs eletroforese em gel de gradiente desnaturante  decs reação em cadeia da polimerase decs intestinos/anatomia &histologia decs ratos decs dissertações acadêmicas decs intestinos cirurgia teses. tese da faculdade de medicina da ufmg valva ileocecal /cirurgia decs canal anal/cirurgia decs reto/cirurgia decs incontinência fecal/cirurgia decs modelos animais decs

Documentos Relacionados