Análise comparativa dos perfis socioeconômicos dos pescadores artesanais da zona rural e do perímetro urbano de Porto Murtinho, MS.

AUTOR(ES)
FONTE

SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil socioeconômico dos pescadores artesanais do Município de Porto Murtinho/MS, localizam-se em duas comunidades distintas, uma na própria cidade e a outra na região da Cachoeira do Apa. Foram entrevistadas 35 famílias, que abarcam um total de 198 pessoas envolvidas direta e indiretamente com a pesca. Em ambas as comunidades encontraram-se pescadores nascidos na região e na própria localidade, 72,7% e 66,1% referentes à zona rural e a zona urbana respectivamente. Grande parte destes pescadores tem o primeiro grau incompleto. A moradia típica é de alvenaria ou madeira, sendo a casa de madeira menos comum no perímetro urbano. Na comunidade rural, apenas 36% tem acesso a água tratada, ao passo que na zona urbana 95% são atendidos pela Sanesul. O perfil de renda das famílias mostra um rendimento um pouco maior para os pescadores da zona urbana, apesar disso, a pesca aparece como uma alternativa de renda para 61% das famílias da área urbana. Grande parte da venda do peixe destina-se aos turistas, 53% zona rural e 43% da cidade; apesar disso, quando perguntados sobre os problemas da região, a sujeira dos turistas e os problemas decorrentes do fluxo de pessoas tem destaque importante. Além disso, os problemas enfrentados pelas comunidades diferenciam-se justamente nas questões relativas às condições de vida, pois apesar dos que moram na cidade terem uma quantidade maior de recursos, ainda sim enfrenta uma gama maior de problemas.

ASSUNTO(S)

pantanal pesca artesanal pescadores perfil socioeconômico artisanal fishing fisherman pantanal and socio-economic profile

Documentos Relacionados