Análise ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Pinheiros (Município de Orleans e São Ludgero, SC), com base na caracterização e diagnóstico dos elementos da paisagem e da perda de solo por erosão laminar.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Foi realizada a análise ambiental da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros, SC. com base na caracterização e diagnóstico dos elementos da paisagem (altitude, declividade, tipos de solos, tipos de uso e ocupação do solo e malha viária) e da perda de solo por erosão laminar, aplicando esta abordagem para quatorze subunidades de gerenciamento da paisagem delimitadas na área de estudo. A perda de solos, estimulada com base na Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), os fatores componentes da mesma e os elementos estruturais da paisagem foram gerados no Sistema de Informação Geográfica (SIG) - IDRISI v. 2.0. Nas subunidades da paisagem predominaram perdas de solo inferiores a 10 t/ha/ano, sendo que valores superiores a 50 t/ha/ano foram observados somente em áres de cultivo agrícola. Os maiores e menores valores médios de perda de solo, correspondentes a 242,3 e 39,1 t/ha/ano, foram estimados para as subunidades "Rio Pinheiros Alto-B.E" e "Barreira", respectivamente. A subunidade "Barreira" correspondeu a de menor comprometimento da qualidade ambiental com relação ao tipo de uso e perda de solo, pois apresenta a maior percentagem de cobertura vegetal, menor percentagem de cultivo agrícola e menor valor de perda de solo. As mais comprometidas foram às subunidades do "Rio Pinheiros Alto_B.E" e a "Boa Vista", onde ocorrem os maiores valores médios de perda de solo; última também a com maior percentagem de cultivo agrícola. A análise integrada entre os valores de perda de solo e os elementos estruturais da paisagem que as áreas críticas de perda de solo (classes alta e muito alta), estão associadas às áreas de cultivo agrícola. Cerca de 23% da área total da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros apresenta perdas de solo acima do limite de tolerância, indicando a necessidade da revisão dos tipos de uso e manejo do solo na perspectiva de reduzir os efeitos dos impactos decorrentes da erosão.

ASSUNTO(S)

usle ecologia sistema de informação geográfica landscape ecology erosão do solo watershed basin ecologia da paisagem soil erosion ciências biológicas bacia hidrográfica gis

Documentos Relacionados