AMILCAR DE CASTRO E A PÁGINA NEOCONCRETA / AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
AUTOR(ES)
ANA DE GUSMAO MANNARINO
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Amilcar de Castro e a página neoconcreta trata do projeto gráfico realizado pelo escultor para o Jornal do Brasil, em especial para o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, nos últimos anos da década de 1950. A diagramação do suplemento é voltada, sobretudo, para experimentação plástica, acima de aspectos funcionais ou do ideal de transformação do cotidiano pela arte. Aproxima-se do pensamento neoconcreto e da fenomenologia de Merleau-Ponty, no que diz respeito à indissociação entre inteligível e sensível. O projeto gráfico para o suplemento esteve sempre em transformação, unindo concepção e realização no processo contínuo do fazer. Em suas páginas, a visualidade do signo gráfico foi intensamente explorada, estreitando a relação entre o jornal e as poesias concreta e neoconcreta, freqüentemente publicadas no suplemento. Muitas das questões trabalhadas por Amilcar de Castro em suas esculturas e desenhos são, de modo semelhante, exploradas pelo artista na diagramação do jornal, um dos meios no qual exercitou a sua poética. Nesse sentido, destacam-se a conjugação entre pensamento e fazer na sensibilidade do olhar; a utilização sempre do mínimo de elementos, priorizando as relações entre eles; a experimentação do espaço e do tempo como dimensões indissociáveis, vivenciadas a partir da motricidade e da operacionalidade.
ASSUNTO(S)
modern art jornal do brasil escultura graphic design arte contemporanea design grafico sculpture jornal do brasil arte moderna contemporary art
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- Amilcar de Castro : confronto com a matéria
- A notícia e o diagrama: entrevista inédita com Amilcar de Castro
- MINERAL MACHINES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE POETICS OF AMILCAR DE CASTRO AND JOÃO CABRAL DE MELO NETO
- A comunhão do opaco:: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro
- Desenhos (entre) esculturas olhares e conversas : obras de Amilcar de Castro, Ester Grinspum e Paulo Monteiro a partir da década de 90