Ambientes virtuais: educação e cultura na construção do museu virtual josé américo de almeida / VIRTUAL ENVIRONMENTS: Education and Culture in the construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta dissertação tem como tema os Ambientes Virtuais: Educação e Cultura na construção do Museu Virtual José Américo de Almeida e, como objeto de estudo, o Museu Casa José Américo de Almeida. Pretendemos mostrar a importância do ambiente virtual como elemento para uma cultura que leva em conta a articulação entre educação e tecnologia, enfocando esse lugar institucional permanente a serviço da sociedade, caracterizado pelo conhecimento descentralizado, simbólico, participativo e de motivação pessoal. Na perspectiva de acompanhar os novos horizontes do saber imposto pela sociedade tecnológica contemporânea, tivemos como principal objetivo analisar os princípios de construção do Museu Virtual José Américo de Almeida, procurando compreender as articulações entre Educação, Cultura e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC), levando em conta as abordagens sobre a identidade, cultura, mídia, multiculturalismo e, consequentemente, os ambientes virtuais. A partir destas abordagens sobre os ambientes virtuais, os museus podem ser mais manipulados pelos usuários interessados em pesquisar sobre um ícone da cultura nordestina, José Américo de Almeida, os quais poderão interagir com as informações disponíveis no ambiente virtual. Portanto, tangencia a esta construção de museu virtual a importância da história, da memória, do patrimônio cultural, da preservação da identidade e do fortalecimento da cultura. Para execução da pesquisa, utilizamos referências bibliográficas como suporte teórico-metodológico para a pesquisa qualitativa, em forma de estudo de caso, com base na descrição do processo de construção do Museu Virtual José Américo de Almeida Expressão da Cultura Nordestina. Sendo assim, também é descritiva e por se tratar de uma pesquisa na qual o principal pesquisador (a) faz parte do processo de construção que constitui o objeto estudo, podemos afirmar que é uma pesquisa participante. Nas considerações finais, procuramos demonstrar que o museu virtual hoje possibilita a interatividade proporcionada pela internet e seus mecanismos imediatos, dinamizando a mediação entre o público e o objeto museológico.

ASSUNTO(S)

educação museu ambientes virtuais multiculturalismo tecnologias digitais educacao virtual environments museum education multiculturalism digital technologies

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